No fundo, todos ganham (com) Saúde Mental.

14-01-2024

Antes de mais, gostava de dizer que este texto, se trata apenas e só de uma reflexão.

No final de 2023, dei de caras com um artigo do jornal Expresso com o título "Especialistas recomendam psicólogos nas empresas". Pelo que li, esta recomendação estava associada a um aumento do burnout e de outros problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade e dava conta de uma proposta da aplicação de algumas medidas como: a inclusão de psicólogos nas equipas de saúde ocupacional; e a promoção de ações de sensibilização e formação, não só dos trabalhadores, mas sobretudo das pessoas que se encontram em cargos de liderança, com objetivo de identificar sintomas de forma precoce.

Analisando este artigo dei-me conta de que, na verdade, esta é mais uma vez uma questão antiga, da qual muito se tem falado e discutido, mas que na prática, pouco se vê implementada. Vamos lá ver, o local de emprego, é na verdade, onde a maioria das pessoas passa grande parte (se não a maioria) do seu dia. Posto isto:

  • Se nos sentirmos bem, confortáveis e confiantes no nosso local de trabalho, naturalmente a nossa motivação aumenta.

  • Se a motivação aumenta, provavelmente seremos mais produtivos.

  • Se somos mais produtivos, o lucro da empresa aumenta.

Não é isto, no fundo, o que uma empresa pretende?

Porquê que se continua a insistir na ideia de que toda a gente tem que trabalhar horas infinitas e sob uma pressão imensa (muitas vezes vinda diretamente da liderança destas empresas) quando está mais que provado que esse não é o caminho certo (nem lógico)?

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (2019) estima que as empresas portuguesas de pequena e média dimensão perdem cerca mil milhões de euros com a perda da produtividade devido a doenças mentais e as grandes empresas portuguesas perdem até 3.2 mil milhões de euros. O que acham destes valores? Parece-me relativamente fácil de concluir que promover a saúde mental no geral traz benefícios e, se nos focarmos nas organizações e empresas estes benefícios não são só para os trabalhadores, mas sim para a organização em geral.

Como digo muitas vezes, a psicologia está em todos os contextos e tenho pena que a psicologia a nível organizacional/empresarial seja ainda vista como estando apenas relacionado com o recrutamento e seleção, quando envolve muito mais coisas para além disso. As empresas e organizações são feitas de pessoas, logo quanto melhor estas pessoas estiverem/se sentirem, melhor para todos. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora